Idioma do site:

Contato

(87) 2101-4845

E-mail

ppgca@univasf.edu.br

infraestrutura

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal


INFRAESTRUTURA

O PPGCA da Univasf tem uma excelente infraestrutura que permite autonomia para a realização da maior parte de suas pesquisas, além de servir como centro de apoio a outros programas de pós-graduação. Existem Laboratórios e setores disponíveis na Univasf, no Campus Ciências Agrárias, e Laboratórios e Campos Experimentais disponibilizados pela EMBRAPA Semiárido.




LABORATÓRIOS

 

Sediado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Petrolina/PE. O laboratório possui os seguintes equipamentos: duas unidades de autoclave vertical com capacidade para 75 L; três unidades de agitador magnético com aquecimento; uma microcentrífuga refrigerada para 30 microtubos de 1,5 mL, uma unidade de microcentrífuga para 24 microtubos de 1,5 mL, uma unidade de centrífuga para tubos de ensaio de 15 mL com 12 lugares; duas unidades de incubadora orbital de bancada; duas unidades de estufa de secagem e esterilização; uma unidade de estufa bacteriológica; uma unidade de balança de precisão 6100g x 0,1g com faixa de tara, uma unidade de balança que pesa na faixa de 3 g x 3.000g; quatro unidades de refrigerador biplex, 480 L; três unidades de refrigerador biplex, 462L 51KWh mês; uma unidade de freezer horizontal com uma porta e capacidade de 215 litros; duas unidades de geladeira (262 litros); uma unidade de microondas 800W de potência; duas capelas de exaustão de gases em acrílico com porta em acrílico transparente de deslocamento vertical; três unidades de capela de fluxo laminar horizontal com sistema de esterilização UV, dimensões 1395 x 865 x 1500; nove unidades de micropipetadores de volume variável; duas unidades de termociclador com capacidade para 96 tubos de 0,2 mL; uma unidade de PCR em Tempo Real; duas unidades de cuba para eletroforese horizontal em acrílico transparente; duas unidades de fonte para eletroforese microprocessada programável para corridas verticais e horizontais; uma unidade de cuba para eletroforese de proteínas mini, em acrílico transparente e com capacidade para dois géis; uma unidade de transiluminador para visualização de brometo de etídeo, sybergreen e corante de proteínas 302nm; um fotodocumentador com software; uma unidade de banho-maria em aço inox com faixa de trabalho de 30-100 ºC; uma unidade de termômetro para estufa com faixa de trabalho de -10 a 110 ºC; duas unidades de microscópio; duas unidades de estereomicroscópio.

Situado no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, foi construído em 2011 por meio de recurso do edital FINEP/CT-INFRA 01/2008. O abatedouro é estruturado com curral de espera para pequenos ruminantes, curral de espera para grandes ruminantes e curral de espera para suínos. Possui duas câmaras frias e sala de processamento de couro, miúdos e carne. Possui uma unidade de serra fita, um moedor de carne, e um texturômetro obtido por meio do edital EDITAL CAPES Nº 25/2011. No ano de 2011 foi contemplado com o edital pro-equipamentos da FACEPE Nº 09/2011 com os seguintes equipamentos: boxes de atordoamento e de insensibilização de bovinos e de animais de pequeno porte (ovinos, caprinos e suínos) necessários para a contenção e segurança, atendendo as normas para o abate humanitário dos animais; guincho elétrico para o transpasse das carcaças ao longo das fases de abate (sangria, esfola e evisceração); conjunto de trilhagem aérea para carcaça a ser transportada no abatedouro; lavador de botas automático para a higienização das pessoas envolvidas no abate realizado; plataformas de três alturas para realização da esfola dos animais; tanque de inox para transporte do trato gastrointestinal; mesa para depilar suínos em tubos de aço; e serra elétrica de divisão de carcaças.

O Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução Animal (LAFIBRA), do Campus de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), foi fundado em agosto de 2010.

O referido laboratório atende a disciplinas de graduação do curso de Medicina Veterinária (Fisiopatologia da Reprodução Animal, Ginecologia e Obstetrícia Veterinária e Biotecnologia da Reprodução Animal) e de Zootecnia (Reprodução Animal e Biotecnologia da Reprodução Animal), bem como a disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal (CGCA), como Morfofisiologia da Reprodução e Biotécnicas da Reprodução Aplicadas em Pequenos Ruminates.

Para tanto, ele conta com 8 (oito) salas destinadas a atividades específicas da Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução Animal: Sala de Colheita de Sêmen; Sala de Beneficiamento de Sêmen; Sala de Ultra-sonografia e Preparo de Fêmeas para Transferência de Embriões; Sala de Colheita e Transferência de Embriões; Sala de Avaliação e Criopreservação de Embriões; Sala de Colheita de Oócitos; e Sala de Produção In Vitro de Embriões.

Distribuídos nestas salas de acordo com suas funções estão os seguintes equipamentos: Eletroejaculador para pequenos ruminantes (n = 2); Banho-Maria (n = 2); Microscópio Óptico (n = 5); Estereomicroscópio Óptico (n = 2); Espectrofotômetro (n = 2); Sistema de Laparoscopia (n = 1); Compressor de ar (n = 2); Aparelho de ultra-sonografia com transdutores transabdominais, transretais e transvaginais (n = 1); Congelador de embriões (n = 1); Geladeira (n = 1); Freezer horizontal (n = 1); Estufa de esterilização e secagem (n = 3); Estufa para cultivo celular (n = 1); Fluxo Laminar (n = 1); Bomba de Aspiração à Vácuo (n = 1); Destilador de Água (n = 1); Centrífuga (n=1); Balança Analítica (n = 1).

O LAFIBRA é a sede do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Biotecnologia da Reprodução Animal do Vale do São Francisco (BRAVASF), possuindo parcerias com a Universidade Estadual do Ceará, Embrapa Semiárido, Universidade do Estado da Bahia e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

As pesquisas desenvolvidas no laboratório têm como área predominante as Ciências Agrárias com enfoque para a Produção Animal. As atividades do laboratório têm sido focadas nas seguintes linhas básicas:

    • Fisiologia e controle da reprodução de pequenos ruminantes;
    • Tecnologia de sêmen e inseminação artificial de pequenos ruminantes;
    • Produção in vivo de embriões de pequenos ruminantes;
    • Produção in vitro de embriões de pequenos ruminantes;
    • Criopreservação de germoplasma animal.
      Assim, o grupo trabalha com pesquisa aplicada e de forte caráter biotecnológico, estimulando o uso racional do bioma caatinga e promovendo o desenvolvimento agropecuário sustentável na região do Vale do São Francisco.
      Como destaque, o LAFIBRA produziu, IN VITRO, o primeiro embrião ovino do Vale do São Francisco, resultante de uma das dissertações do CPGCA. Hoje, o LAFIBRA, conta com 2 professores, como responsáveis técnicos, bem como com estudantes de graduação e pós-graduação.

 

 

Situado no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, foi construído em 2011 por meio de recurso do edital FINEP/CT-INFRA 01/2008, medindo 600 m2. O laboratório é composto por duas salas de câmara climática, um galpão para estudo de metabolismo com grandes ruminantes e uma sala para alojamento de gaiolas de estudo de metabolismo e estudos de exigência nutricional com pequenos ruminantes e suínos. Além de salas de estoque de alimentos e processamento de alimentos.

Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de ambiência, bioclimatologia e bem-estar de caprinos e ovinos, principalmente. Atualmente, estão sendo desenvolvidas atividades na área de agrometeorologia em 2 modernas estações meteorológicas automáticas e pesquisa de campo com equipamentos de última geração. Também, estão previstas ampliações das instalações, que contará com: 1 câmara climática, 1 casa de vegetação e 1 estação meteorológica convencional.

São desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes têm à disposição um laboratório climatizado, com estufa, balança, freezer e moinho. Os projetos de pesquisa e extensão estão ligados, principalmente, ao manejo de pastagem, conservação de forragem e valor nutritivo de plantas forrageiras. Atualmente trabalham 5 alunos de inicialização científica (Zootecnia e Agronomia) e dois orientados de Mestrado em Ciência Animal. O Laboratório é utilizado por todos os discentes que requisitarem e ainda por egressos dos Cursos de Graduação da Univasf que estão se preparando para prestar Processo Seletivo. As instalações também são utilizadas pela EMBRAPA Semiárido. O laboratório tem um anexo: o campo agrostológico com aproximadamente 80 plantas forrageiras representadas. Além disso, tem um viveiro telado e área para utilização com experimentos em parcelas.

  • • Realização de atividades de identificação de parasitas que afetam a saúde dos animais, enfatizando o aprendizado e o conhecimento deste pelos alunos do curso.
  • • Conhecer a epidemiologia dos parasitas animais: Artropodas, Protozoários, Cestodas e Helmintos;
  • • Apresentar os recursos profiláticos para combater os parasitas
  • • Conhecer os ciclos evolutivos dos parasitas.

Em breve o conteúdo completo.

O laboratório dispõe de uma unidade de autoclave vertical com capacidade para 75 L; três unidades de agitador magnético com aquecimento; uma microcentrífuga refrigerada para 30 microtubos de 1,5 ml; duas unidades de centrífuga para 12 tubos de ensaio de 15 ml; duas unidades de estufa de secagem e esterilização; uma unidade de balança de precisão 6100g x 0,1g com faixa de tara; uma unidade de balança que pesa na faixa de 3 g x 3.000g; duas unidades de refrigerador biplex, 480 L; duas unidades de freezer horizontal com capacidade de 240 litros; duas unidades de microondas com 800W de potência; uma capela de exaustão de gases em acrílico com porta em acrílico transparente de deslocamento vertical; duas unidades de capela de fluxo laminar horizontal com sistema de esterilização UV, dimensões; quatro kits de micropipetadores de volume variável; três unidades de termociclador com capacidade para 96 tubos de 0,2 ml; uma unidade de PCR em Tempo Real; quatro unidades de cuba para eletroforese horizontal em acrílico transparente; duas unidades de fonte para eletroforese microprocessada programável para corridas verticais e horizontais; uma unidade de cuba para eletroforese vertical de proteínas, em acrílico transparente e com capacidade para dois géis; duas unidades de transiluminador para visualização de brometo de etídeo, sybergreen e corante de proteínas 302nm; um fotodocumentador com software; um sistema de DGGE; uma unidade de banho-maria em aço inox com faixa de trabalho de 30-100ºC; duas unidades de banho seco com capacidade para 48 microtubos de 1,5 mL; seis unidades de microscópio; uma unidade de sequenciador de nova geração MiSeq da Illumina, Sistema de processamento composto por um servidor Dell T110II (Processador Intel® Xeon® E3-1240v2 3.40 GHz, 8M Cache, Turbo, Quad Core/8T (69W), 8Gb de RAM e 1Tb armazenamento) e um servidor Dell R44 com 2 processadores Intel Xeon Gold 6126 de 2,6 GHz (12 núcleos/24 segmentos), 512 Gb RAM (32GB  RDIMM, 2666MT/s, Dual Rank, BCC) e 8 HDs (1.8TB 10K RPM SAS 12Gbps 512e 2.5in Hot-plug Hard Drive). Sistema de backup composto por 2 servidores Nas Synology Ds918+ Diskstation (cada um contendo 4 HDs 8Tb Sata Seagate 3,5 7200K Rpm IronWolf St8000Vn0022). A rede é gerenciada utilizando um Switch s210 24t GE4(24 portas 10/100/1000BASE-T, 2 portas 1GbE unpopulated SFP, 1 Fixed AC PSU, L2 Switching with Static Routes).

Localizado no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, auxilia no desenvolvimento de projetos de pesquisa de importante cunho regional e atende, principalmente, à análise de alimentos no Vale do São Francisco. Entre os projetos desenvolvidos pelo laboratório, destacam-se a avaliação de alimentos alternativos regionais e determinação das exigências nutricionais dos animais nativos. Está equipado com os seguintes equipamentos: um destilador de água; duas unidades de balança analítica; duas unidades de balanças semianalítica; duas unidades de forno mufla; uma unidade de chapa aquecedora; uma unidade de determinador de fibras; uma unidade de bomba calorimétrica; cinco unidades de agitadores magnético com aquecimento; uma unidade de centrifuga; uma unidade de refratômetro portátil; uma unidade de refratômetro de bancada; uma unidade de medida de pH; uma bomba de vácuo; duas unidades de agitadores de tubos; uma unidade de termo-higrômetro; uma unidade de minicompressor de ar; duas unidades de estufa para determinação de matéria seca; uma unidade de estufa grande com ventilação de ar forçada; duas unidades de conjunto para extração de gordura; duas unidades de digestor para nitrogênio; uma unidade de moinho de bolas; uma unidade de moinho de facas tipo micro e médio; uma unidade de Micromoinho; uma unidade de faca tipo macro; uma unidade de extrator de gordura de alto rendimento Ankon xt10, 1 seladora; uma unidade de capela de exaustão; três unidades de armários tipo vitrine; duas unidades de lavadores de pipetas; uma unidade de chuveiro lava-olhos. O laboratório possui um técnico: Francisco Allan Leandro de Carvalho. Ele possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2008), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2013) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo FZEA-USP (2020). Recentemente realizou estágio em pesquisa no Centro Tecnológico da Carne em Ourense-Espanha, durante a realização do seu doutorado.

Localizado no Campus de Ciências Agrárias, envolve atividades de ensino e pesquisa dando apoio, principalmente, aos projetos na área de bioquímica, bromatologia, forragicultura e nutrição animal. Esse laboratório conta com os seguintes equipamentos: duas unidades de banho-maria; duas unidades de potenciômetro; cinco unidades de balança analítica; cinco unidades de agitador magnético com aquecimento; seis unidades de agitador de tubo; duas unidades de estufa; duas unidades de mufla, uma unidade de bateria de aquecimento para extração; duas unidades de espectrofotômetro UV-VIS; uma unidade de centrífuga de bancada; uma unidade de destilador; uma unidade de deionizador de água; uma unidade de lava-olhos com chuveiro; uma unidade capela de exaustão de gases; uma unidade de fonte para eletroforese; uma unidade de geladeira, uma unidade de freezer; duas unidades de placa aquecedora; vidrarias e reagentes para as mais diversas análises químicas e bioquímicas. O Laboratório tem uma técnica: Deize Raquel dos Reis Cruz. Ela tem curso técnico em Química pelo IF Sertão Pernambucano (2009).

O laboratório de Aqüicultura é constituído de duas áreas. A primeira corresponde a um galpão, onde estão instalados tanques de fibras com sistema de recirculação de água, filtros mecânicos e biológicos. As unidades experimentais apresentam diferentes capacidades (1000 e 500 L) para realização de experimentos que visam determinação de exigências nutricionais para peixes, teste com alimentos alternativos e ensaios de digestibilidade. Existe um setor de apoio (Fábrica de ração com extrusora comercial). A área total do setor corresponde 300 m2, com capacidade de armazenamento de insumos para rações. Nesta área existem bombas de água para recirculação, soprador mecânico para aeração das unidades experimentais, mesas para auxiliar no manejo dos peixes durante as biometrias. Na segunda área do laboratório, que tem 70 m2, ocorre a fabricação de ração e a realização de aulas práticas com os alunos do PPGCA. Nesta instalação estão contidos os seguintes equipamentos: microscópio óptico; duas bombas de água, computador com programa de formulação de ração, armário com reagentes para análises realizadas nos experimentos, dois refrigeradores, um freezer para armazenamento de amostras biológica e reagentes. Também contém peletizadora de ração, peneiras e equipamentos que auxiliam nas atividades de pesquisa. A outra parte do setor é o laboratório onde existem 5 freezers para congelamentos de amostras biológicas, espectrofotômetro para realizar análises de metabolitos e enzimáticos, balanças com 2, 3 e 4 casas decimais, mantas aquecedoras, pHmetro, oxímetro, computador com programa de formular ração e armários para armazenamentos de reagentes.

Todas as instalações dos Laboratórios da EMBRAPA Semiárido podem ser utilizadas pelos discentes. Os mais utilizados estão no Setor de Metabolismo Animal composto pelo Laboratório de Nutrição Animal, Campo Experimental da Caatinga e Campo Experimental de Bebedouro. Há ainda a disposição os Laboratórios de Reprodução Animal, onde são feitos os trabalhos com sincronização de estro, inseminação artificial e centrifugação de sangue para dosagem hormonal; o Laboratório de Solos; e o Laboratório Agroambiental; todos amplamente utilizados. No Laboratório de Nutrição Animal, que dá suporte às análises bromatológicas, de digestibilidade e de consumo de alimentos, os discentes utilizam com mais frequência os seguintes equipamentos: analisador de proteína; analisador de gordura; estufa para determinação de matéria seca e mufla para determinação de matéria mineral.

No laboratório são realizados processamentos de carcaça, elaboração de produtos de origem animal derivados de carne e pescado e diversas análises de qualidade de carne, pescados e de seus derivados. O laboratório atende as aulas práticas da graduação (cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária) e da pós-graduação (PPGCA), além de ser utilizado por alunos de graduação e de pós-graduação para a realização de suas pesquisas. Possui 4 freezers horizontais, 2 freezer verticais, uma geladeira, duas mesas de inox, uma autoclave, um banho-maria, duas serra fitas, dois moinhos industriais, uma embutideira manual, uma embaladora à vácuo, um texturômetro, uma máquina de gelo, um medidor de pH de bancada, 4 balanças comerciais de precisão, uma balança analítica, dois fogões industriais.

Atualmente dispõe de insumos e equipamentos que permitem a realização de ensaios in vitro bioquímicos e microbiológicos e in vivo de avaliação de parâmetros fisiológicos. A estrutura laboratorial é utilizada atualmente para desenvolvimento de aulas práticas da graduação e execução de projetos de iniciação científica. Para realização das atividades, esse laboratório contempla em suas instalações, além de reagentes e soluções: uma unidade de capela de fluxo laminar; uma unidade capela de exaustão; quinze unidades de microscópio óptico; uma unidade de vórtex; duas unidades de centrífugas; uma unidade de banho-maria; duas unidades de estufa; duas unidades de balança analítica; uma unidade de espectrofotômetro; uma unidade de eletrocardiógrafo; uma unidade de bomba de vácuo; uma unidade de shaker; uma unidade de microondas; uma unidade de agitador magnético.

O Laboratório de Abelhas Nativas e os meliponários estão localizados na Embrapa Semiárido. Estas instalações contam com diversas colmeias de abelhas sem ferrão: 10 mandaçaia (Melipona mandacaia); 3 manduri (Melipona asilvai); 21 mandaçaia (Melipona mandacaia); 8 manduri (Melipona asilvai); 5 abelha branca (Frieseomelitta doederleini); 1 mosquito (Plebeia aff. Flavocincta). Os equipamentos são: refratômetro para mel (1), desumidificador (1), balança eletrônica (1), termohigrômetros (2), lupas de cabeça (2), contadores (4), placas de cera, fumegador, formão, luvas, botas e macacões.

Situado no Campus de Ciências Agrárias – Univasf, o laboratório dispõem dos seguintes equipamentos: três unidades de autoclave vertical com capacidade para 25, 50 e 75 L; uma unidade de destilador de água 10 L/hora; três unidades de agitador magnético com aquecimento e capacidade de 10 L; uma unidade de centrífuga para tubos de 12 mL; uma unidade de centrífuga para microhematócrito com 24 lugares; uma unidade de incubadora orbital de bancada; duas unidades de estufa de secagem e esterilização; uma unidade de estufa bacteriológica; uma unidade de balança de precisão 6100g x 0,1g com faixa de tara, reprodutividade e linearidade; quatro unidades de refrigerador biplex, 480 L; duas unidades de refrigerador biplex, 462L 51KWh mês; duas unidades de freezer horizontal com duas portas 400 litros; uma unidade de geladeira 262 litros; duas unidades de microondas 800W de potência; duas capelas de exaustão de gases em acrílico com porta em acrílico transparente de deslocamento vertical; três unidades de capela de fluxo laminar horizontal com sistema de esterilização UV, dimensões 1395 x 865 x 1500; duas unidades de capela de fluxo laminar vertical; três unidades de jogo de micropipetadores de volume variável; uma unidade de termociclador com capacidade para 96 tubos de 0,2 mL; uma unidade de cuba para eletroforese horizontal em acrílico transparente cortado com capacidade para até 32 amostras em um gel; uma unidade de fonte para eletroforese microprocessada programável para corridas verticais e horizontais; uma unidade de cuba para eletroforese de proteínas mini, em acrílico transparente e com capacidade para dois géis; uma unidade de transiluminador para visualização de brometo de etídeo, sybergreen e corante de proteínas 302nm; um fotodocumentador com software, uma unidade de banhomaria em aço inox com faixa de trabalho de 30-100 ºC; uma unidade de termômetro para estufa com faixa de trabalho de -10 a 110 ºC, dois ultrafreezers, duas unidades de microscópio e duas unidades de estereomicroscópio. Casa de vegetação: Área de cultivo (80 x 10 m) com quatro bancadas, sistema de ventilação com nebulização, telha de policarbonato, sombrite e tela antiafídica. Sala de manipulação de material biológico com divisórias, contendo armários e autoclave.

Situado no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, serve como apoio aos demais laboratórios da UNIVASF no ensino e pesquisa, que necessitam de análises microscópicas de amostras de tecidos animais. Dispõe dos seguintes equipamentos: uma capela de exaustão de gases; uma unidade de microtomo rotativo manual; sete unidades de microscópio óptico binocular; duas unidades de microscópio óptico trinocular; duas unidades de estereomicroscópio; uma unidade de microscópio de fluorescência; uma unidade de câmera para foto e vídeo microscopia; uma unidade de destilador, uma unidade de autoclave vertical, três unidades de estufa de esterilização e secagem, duas unidades de refrigerador, duas unidades de balança analítica, uma unidade de balança semi-analítica, duas unidades de banhomaria histológico; uma unidade de esterilizador de ar; duas unidades de incubadora de CO2. Além dos discentes de Graduação, Mestrado e Doutorado, e dos Pós-Doutorandos da Univasf, o laboratório ainda recebe estudantes e pesquisadores de Universidades parceiras, como UFRPE e UECE, além de pesquisadores parceiros da EMBRAPA Semiárido. O laboratório tem uma técnica: Alane Pains Oliveira do Monte. Ela é graduada em Medicina Veterinária pela Univasf (2011), tem mestrado em Ciência Animal pela Univasf (2013) e doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (2018).

Localizado no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, possui uma área de 64 m2, com três microcomputadores, alguns interligados on-line com as estações meteorológicas automáticas localizadas no Campus de Ciências Agrárias e Área experimental-Juazeiro-BA, para monitoramento das condições climáticas reinantes. Vem desenvolvendo, principalmente, atividades de pesquisa nas áreas de ambiência, bioclimatologia e bem-estar de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros. Dispõe de duas estações meteorológicas automáticas com equipamentos de última geração: cinco unidades de sistema automático de coletas de dados Microlleger CR23X; vinte unidades de sensor de temperatura do ar e do solo; doze unidades de sensor de fluxo de calor no solo; seis unidades de anemômetros elétrico; três unidades de sensor de temperatura e umidade; quatro unidades de radiômetro; quatro unidades de saldo radiômetro; três unidades de tele-pluviômetro; três unidades de barômetro; duas unidades de tanque evaporimétrico padrão 20m2, recomendado pela Organização Mundial de Meteorologia - OMM; duas unidades de termômetro de Globo Negro; duas unidades de termômetro de Bulbo Seco e Bulbo Úmido; duas unidades de anemômetro digital; uma unidade de anemômetro temperatura do ar; uma unidade de barômetro aneróide; duas unidades de termômetro infravermelho; duas unidades de registrador de temperatura e umidade que oferecem apoio às pesquisas desenvolvidas.

O Laboratório de Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução Animal - LAFIBRA está situado no Campus de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e foi fundado em agosto de 2010. O referido laboratório atendendo ao PPGCA, sendo utilizado inclusive para que os discentes tenham aulas das Disciplinas Morfofisiologia da Reprodução e Biotécnicas Aplicadas à Reprodução em Pequenos Ruminantes, ambas voltadas para a Linha de Pesquisa Biotecnologia e Genética aplicadas ao Manejo Animal. As instalações têm 8 (oito) salas destinadas a atividades específicas da Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução Animal: Sala de Colheita de Sêmen; Sala de Beneficiamento de Sêmen; Câmara Fria; Sala de Ultrassonografia e Preparo de Fêmeas para Transferência de Embriões; Sala de Colheita e Transferência de Embriões; Sala de Avaliação e Criopreservação de Embriões; Sala de Colheita de Oócitos; e Sala de Produção In Vitro de Embriões. Distribuídos nestas salas de acordo com suas funções estão os seguintes equipamentos: Eletroejaculador para pequenos ruminantes (n = 2); Banho-Maria (n = 3); Microscópio Óptico (n = 6); Estereomicroscópio Óptico (n = 6); Botijões de nitrogênio líquido (n = 2); Espectrofotômetro (n = 1); Sistema de Laparoscopia (n = 1); Compressor de ar (n = 2); Aparelho de ultrassonografia com transdutores transabdominais, transretais e transvaginais (n = 2); Congelador de embriões (n = 1); Geladeira (n = 2); Freezer horizontal (n = 3); Estufa de esterilização e secagem (n = 1); Autoclave (n =1); Estufa para cultivo celular (n = 1); Fluxo Laminar (n = 1); Bomba de Aspiração à Vácuo (n = 2); Destilador de Água (n = 1); Centrífuga (n=1); Balança Analítica (n = 1); Maca de Contenção Para Caprinos e Ovinos (2); Maca Para Inseminação Artificial (n = 1).




SETORES DE PRODUÇÃO

Em breve o conteúdo completo.

O Setor de Caprinocultura e Ovinocultura da Univasf é composto pelas seguintes instalações para realização de aulas práticas e pesquisas: aprisco elevado e ripado para cabras leiteiras acoplado à sala de ordenha com ordenhadeira mecânica e sala de processamento de leite; aprisco elevado e ripado para cabritos; aprisco térreo para alojamento de matrizes ovinas; aprisco térreo com 40 baias individuais para experimentos de desempenho de ovinos e caprinos; aprisco quarentenário, aprisco de sequeiro e laboratório com equipamentos (estufa de circulação de ar, estufa de secagem e esterilização, moinho e bolas, geladeira e freezer) para processamento de amostras de alimentos e carnes. O rebanho ovino é composto por 20 ovelhas com padrão racial da raça Santa Inês e mestiços Dorper e um reprodutor da raça Dorper para atender as demandas de aulas práticas de diversas disciplinas dos cursos de graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária, além de atender a demanda de algumas pesquisas desenvolvidas no setor. O rebanho caprino é composto atualmente por 30 cabras da raça Saanen, que está em evolução para atender as demandas de aulas práticas e pesquisas. Além das aulas práticas e pesquisas, o setor recebe visitas técnicas de produtores rurais e estudantes de ensinos fundamental, médio e superior de diversas instituições. O setor tem uma técnica: Fernanda Gomes Bezerra da Silva. Ela graduada em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e tem mestrado em Ciência Animal pela Univasf (2013).

Em breve o conteúdo completo.

Em breve o conteúdo completo.

Em breve o conteúdo completo.

Em breve o conteúdo completo.

Em breve o conteúdo completo.

Em breve o conteúdo completo.

Em breve o conteúdo completo.




SOBRE O CAMPUS

Além da sala dos Pós-Graduandos disponível no Prédio das Pós-Graduações do Campus Ciências Agrárias, os discentes e docentes podem optar pela utilização de qualquer uma das 06 Bibliotecas dentro da própria Univasf, além da existente na EMBRAPA Semiárido, onde os discentes do PPGCA também desenvolvem experimentos, e na Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Vinculado ao Gabinete da Reitoria, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Univasf (SIBI) integra e padroniza os serviços de todas as bibliotecas da Univasf. O SIBI é composto por 06 bibliotecas, sendo 01 (uma) Unidade Central com aproximadamente 2.148,60 m² de área construída, localizada no Campus Petrolina- PE e 05 (cinco) setoriais, localizadas nos campi de Ciências Agrárias – PE, onde funciona o PPGCA; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso - BA e São Raimundo Nonato - PI. Utiliza um dos mais modernos e completos softwares para gerenciamento de bibliotecas, o Sistema Pergamum, onde é possível realizar renovação e reserva de material em qualquer computador com acesso a internet e através do celular, por meio do pergamum mobile. Futuramente também, através do aplicativo Pergamum. Possui cerca de 62.000 exemplares em seu acervo informatizado, que é composto basicamente por livros, periódicos, mapas e materiais multimídia, tombados junto ao patrimônio da IES, dos quais, 2.186 títulos distribuídos em 6.079 exemplares estão disponíveis na Biblioteca do Campus Ciências Agrárias. Atende a mais de 6000 usuários, nas modalidades presenciais e a distância com média anual de empréstimo domiciliar de 200.000 exemplares. O Portal de Periódicos da CAPES está acessível e garante a atualização constante das pesquisas e ao acesso de bases de dados científicas, uma vez que permite a obtenção de textos na íntegra, em tempo real. Atualmente, esse acesso pode ser realizado de quaisquer terminais conectados à rede, inclusive em domicílio, assim como, nas Bibliotecas e laboratórios de informática da Univasf. Além disso, as bibliotecas participam do sistema Comut e SCAD (que fornecem cópias de documentos) pelo qual é possível obter artigos de periódicos, capítulos de livros, teses e dissertações das mais diversas bases de dados que não se encontram disponíveis no acervo das bibliotecas da Univasf. Para atender a comunidade acadêmica as bibliotecas que compõem o SIBI oferecem os seguintes serviços: Consulta, empréstimo e devolução de material bibliográfico; Treinamento e orientação à pesquisa (Serviços de Referência): Sistema Pergamum e Bases Científicas (CAPES, Scielo, Bireme, etc), solicitação de ISBN e uso das normas da ABNT; Ficha catalográfica (Catalogação na fonte); Visita orientada. A biblioteca da EMBRAPA Semiárido tem acervo especializado em agricultura, pecuária, economia agrícola e assuntos relacionados ao desenvolvimento das Regiões Áridas e Semiáridas, sendo considerada uma biblioteca de referência nacional e internacional no assunto. Compõe-se de livros, folhetos, teses, separatas, periódicos, bases de dados, publicações eletrônicas, entre outras. Atualmente o acervo conta com 60.000 títulos, 3.958 produções científicas da própria EMBRAPA, 18.000 livros, 15.500 folhetos, 10.100 separatas, 1.530 teses, 1.900 títulos de periódicos, 320 CD's e 62 vídeos; além disso, a base de dados da pesquisa agropecuária da Embrapa pode ser acessada publicamente. Disponibiliza locais de estudos individuais e coletivos com computadores disponíveis e com livre acesso ao conteúdo do site de periódicos da CAPES e Scielo. A UNEB conta com uma biblioteca com salas de estudo individuais e em grupo, e com acesso à Internet, e, por conseguinte, com acesso a bases de dados como o Scielo e Portal de Periódicos da CAPES, que contempla os principais periódicos relevantes para a área de concentração e linhas de pesquisa do PPGCA. O acervo é composto por aproximadamente 19 mil títulos, sendo a maioria voltado para as diversas disciplinas de Ciências Agrárias.

Os cursos da Univasf contam com salas de aula climatizadas e com isolamento acústico, com capacidade para 60 pessoas cada. Para auxílio no desenvolvimento das atividades didáticas, os professores têm à disposição recursos audiovisuais e multimídia.

Restaurante dentro do campus, com nutricionista e capacidade para atender a todos os estudantes.

O PPGCA está localizado no Campus de Ciências Agrárias que é conectado à Internet através de um link de alta velocidade, permitindo, sobretudo, a comunicação com as demais unidades da Universidade e com quaisquer outras instituições, nacionais e internacionais. O prédio reformado das Pós-Graduações recebeu instalação própria de wi-fi. A sala de estudos, utilizada exclusivamente pelos mestrandos e doutorandos, foi ampliada e recebeu 09 computadores. Na sala há 19 pontos de internet disponíveis. Pontos de internet também foram instalados nas 03 salas de aulas, Auditório de Defesas e sala de reuniões, bem como na secretaria do Curso. A rede wi-fi está disponível no prédio para os discentes mediante utilização de senha pessoal. Tanto as salas de aula quanto o Auditório de Defesas podem ser utilizados pelos discentes para seus estudos desde que no horário solicitado não estejam ocupadas com aulas ou apresentações. Os 02 computadores da Coordenação e secretaria podem ser utilizados por professores e discentes caso haja necessidade. Os datashows (03 disponíveis para o PPGCA) notebooks (02 de uso exclusivo do PPGCA) estão disponíveis para aulas, palestras, seminários e qualquer outra apresentação. Os discentes também podem acessar os microcomputadores disponibilizados nos laboratórios que utilizam para realizar suas pesquisas.